terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hoje é dia de reunião dos membros dos Corpos Sociais desta Associação. Em discussão está um ponto principal: a alteração dos Estatutos. Existem ainda mais dois pontos que merecem atenção e que a posteriori vão ser objecto de exposição aqui neste espaço.


Para além desta informação merecem destaque duas páginas do primeiro caderno do Expresso deste fim-de-semana (15.01.2011). São três artigos. Quer estejamos de acordo ou não, são artigos interessantes e que merecem a atenção também dos pais e encarregados de educação.
Estamos a falar de uma entrevista, de artigo jornalístico, ambos da jornalista Isabel Leiria e do artigo de opinião de Nuno Crato.
A entrevista é com Eric Hanushek, professor na Universidade de Stanford, doutorado em Economia pelo MIT, e que se tem dedicado a sua investigação a medir o impacto da qualidade dos professores no sucesso dos alunos.
Aqui ficam algumas frases que podem ser polémicas:
"Ainda não conseguimos identificar as características que fazem um bom professor. Mas o que todos sabemos é que há uns melhor que outros. O meu conselho é este: vamos olhar para as pessoas que estão a fazer um bom trabalho e definir políticas que ajudem a manter estes profissionais nas escolas e a afastar os maus professores da sala de aula";
"A maneira mais simples é ver se os alunos estão a aprender e se os seus resultados melhoram ao longo dos anos. Há classes em que todos os alunos aprendem muito, outras em que aprendem pouco. Isto tem que ver com a qualidade dos professores.", esta em resposta à questão "como é que se mede a qualidade de um professor?".
O artigo fala da violência escolar e analisa os dados da PGR de Lisboa entre Janeiro e Setembro. Os números merecem cada vez mais a nossa atenção. O número de inquéritos aumentou em 34 de 2009 para 2010 (93-127). Para além de outras informações ficamos a saber que "36 jovens estão a cumprir medidas de internamento em centros educativos por crimes praticados na escola ou nas imediações; quatro são raparigas, segundo dados do Ministério da Justiça".
A coluna de opinião é a de Nuno Crato e que fala de "As escolas e os números".
A sugestão para a leitura aqui fica.


Para terminar por hoje fica uma outra informação. A partir de hoje as escolas portuguesas podem aderir a um programa de planeamento das ementas escolares e formação de cozinheiros que tem por finalidade melhorar a alimentação nos estabelecimentos de ensino.
O programa tem por título “Programa 100%”, a inscrição está disponível em http://www.programa100porcento.com/, e neste momento está direccionado para as escolas básicas de segundo e terceiro ciclo que tenham confecção de refeições própria e não recorram a empresas externas.
Associaram-se a este programa a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, o ministério da Educação e da Saúde e ainda a Plataforma Contra a Obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário